D. Gonçalo Gonçalves Pereira, bispo de Braga

     Era o filho mais velho de D. Gonçalo Peres de Pereira e de D. Urraca Vasques Pimentel, descendente pelo lado paterno dos senhores do couto de Palmeira e, pela parte materna, dos da honra de Sobrado. Provavelmente terá nascido na quinta de Pereira, em Sanfins de Riba de Ave, já que aí ficava o solar que foi residência de seus pais, mas foi educado no paço de D. Dinis.  

     Seguiu a carreira clerical e, em 1288, foi ordenado diácono pelo bispo da Guarda. Exerceu as funções de prior em S. Nicolau da Feira e, em 1296, ascendeu a deão da Sé do Porto. Passou pela Sé de Tui e depois foi estudar para Salamanca, onde se formou. Aí viveu com D. Teresa Peres, filha de D. Pêro Gonçalves Vilarinho, de quem teve um filho, que viria a tornar-se prior da Ordem do Hospital, D. Álvaro Gonçalves Pereira, o pai do condestável D. Nuno Álvares Pereira.

     Depois da conclusão dos seus estudos em Salamanca passou a integrar o grupo de clérigos próximos do rei D. Dinis que, em 1320, o mandou à cúria pontifícia, em Avinhão, a fim de pedir auxílio financeiro para a guerra contra os mouros. Em 1321, foi designado bispo de Évora e, no ano seguinte, foi  nomeado bispo de Lisboa pelo Papa João XXII, onde desenvolveu uma política convergente com a política régia que tinha como objectivo colocar elementos de famílias da confiança do monarca à frente das diversas dioceses do reino. Convocou um sínodo diocesano em 1324, na sequência do qual promulgou novas normas sinodais muito severas em termos fiscais e, por isso, foram revogadas pelo seu sucessor. Em 1326, ficando vaga a Sé de Braga, foi nomeado arcebispo primaz desta diocese pelo mesmo papa, cargo que desempenhou até 1348, ano em que morreu.

     No ano de 1335 alcançou uma vitória sobre os castelhanos, nas proximidades de Braga, numa entrada que fizeram nesta província e, em 1340, acompanhou D. Afonso IV na Batalha do Salado.

                                                                Resultado de imagem para túmulo de D. Gonçalo Pereira
 

                                 Túmulo de D. Gonçalo Pereira na Capela da Glória, na Sé de Braga

     Em Braga, mandou construir a cidadela que circundava a Torre de Menagem, fortificação que foi concluída por D. Lourenço Vicente. Fundou uma capela na Sé de Braga, a da Glória, onde está sepultado. O seu túmulo, mandado executar em 1336, é considerado uma das mais notáveis obras da escultura medieval portuguesa, obra de Mestre Pêro e Telo Garcia.