Maria Teresa Pimenta

     A primeira pessoa de apelido Pimenta que encontrei nos livros de registos de Bairro e de Sanfins foi Maria Teresa Pimenta, filha de João Manuel e Maria Pimenta, de Ruivães. Casou em 1803, em Sanfins, com Diogo da Costa, natural desta freguesia, filho de António da Costa e de Maria Monteira. Tiveram pelo menos os filhos seguintes: Custódio (1803), Ana (1805) e Domingos (1809).

     Ana Pimenta, filha de Diogo da Costa e Maria Teresa Pimenta, casou com Manuel Rodrigues de Andrade, filho de António Rodrigues de Andrade e Maria Josefa Pereira. Moraram no lugar da Azenha, em Sanfins. Tiveram os filhos seguintes: Maria (1830), José (1833), Joaquina Rosa (1835), António (1837), Albina (1840), Francisco (1844) e Domingos (1847).

     Albina Pimenta, proprietária natural de Sanfins, filha de Manuel Rodrigues de Andrade e de Ana Pimenta, casou com Francisco Ribeiro, proprietário e comerciante também natural de Sanfins, filho de António Ribeiro e de Custódia Maria Pereira. Francisco Ribeiro e Albina Pimenta são meus trisavós.

     Há um registo de 1844 em Sanfins do baptismo de um José neto de José Alves Carvalho, de Sequeirô, e de Catarina Alves Pimenta, de Lordelo.

     Em 18.03.1887 nasceu Augusto Martins de Almeida, filho de Manuel Martins de Almeida, conhecido por Carrilhano, por ter trabalhado como assentador de carris do caminho de ferro, natural de S. Tiago de Cepões, Viseu, e de Ermelinda Ferreira da Silva Germano, jornaleira, natural de S. Romão de Coronado, Santo Tirso, residentes no lugar da Pedreira, Bairro. Casou com Ana Alves Pimenta, no dia 12.07.1913. 

     Ana Alves Pimenta nasceu em Delães a 19.03.1890 e foi baptizada a 23 do mesmo mês e ano. Era filha de Domingos Alves Pimenta, alfaiate, natural de Delães, e de Júlia de Araújo Passos, natural de S. Simão de Novais, moradores no lugar de Loureiro, Delães, neta paterna de Joaquim Alves Pimenta e de Ana Maria de Carvalho, esta natural da Carreira, e neta materna de Rodrigo de Passos Araújo e de Joaquina Rosa Carneiro, de S. Simão de Novais. 

     Augusto Martins de Almeida e Ana Alves Pimenta, tiveram muitos filhos entre os quais António (professor) e Augusto, que foi cônsul honorário em Salamanca, Espanha. Também foi presidente do clube de futebol local e durante a sua gerência foi construído o estádio Helmántico, inaugurado em 1970 com um jogo entre a Unión Deportiva de Salamanca e o Sporting Clube de Portugal, que terminou empatado sem golos. 

     Não consegui estabelecer possíveis elos de ligação de parentesco entre estes Pimentas e os referidos atrás.