Os Viscondes de Sanfins

    Nos livros de registos de baptismos da freguesia de Bairro há pelo menos duas referências aos Viscondes de Sanfins. Uma data de 1893 em que, no registo do baptismo de Clotilde, filha de Manuel Martins de Almeida e Ermelinda Ferreira da Silva, residentes no lugar do Monte da freguesia de Bairro, se diz que foram padrinhos os Viscondes de Sanfins, sem indicar os respectivos nomes, casados, capitalistas, da cidade do Rio de Janeiro. Os padrinhos assinaram o termo não com os seus nomes, mas apenas com os seus títulos nobiliárquicos: Visconde de S. Fins e Viscondessa de S. Fins. A outra referência é de 1895 no baptismo de Olga, filha de Domingos Carneiro de Andrade e Guilhermina Maria Carneiro da Silva, em que foi padrinho o Visconde de Sanfins e madrinha a Viscondessa de Sanfins, casados, proprietários, capitalistas, residentes na cidade do Rio de Janeiro, dos Estados Unidos do Brasil, representados pelos procuradores Manuel José de Carvalho e Maria Joaquina Carneiro e Silva. No baptismo de 1893, os Viscondes de Sanfins estiveram presentes na cerimónia, mas no de 1895 já teriam voltado ao Brasil e fizeram-se representar por procuradores. 

     Até ao momento já pude apurar que existiu, sem dúvida, um viscondado de São Fins, embora estando actualmente extinto, o que poderá confirmar-se por consulta de uma lista disponível no seguinte endereço: https://wikipedia.org/wiki/Lista_de_viscondados_em_Portugal

      Segundo a informação recolhida naquele site, o viscondado de São Fins foi criado em 16 de Março de 1893, sendo seu primeiro e único titular José Manuel de Abreu. Embora o pároco de Bairro, José Maria de Moura Villas Boas, nos registos atrás referidos nada diga sobre a identidade e a naturalidade dos viscondes, presumo que seja um casal bem sucedido no Brasil, mas ele ou ela ou ambos naturais da extinta freguesia de Santo Estêvão Fins de Riba de Ave, mais conhecida por Sanfins, hoje anexa à de Bairro. Não sei como se tornaram viscondes nem conheço quaisquer outros detalhes desta história. Agradeço qualquer informação que algum leitor possa ter sobre este assunto.